“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (I João 2:15-17)
A palavra mundo dentro no contexto do Novo Testamento, e como é expressado pelo apóstolo João, não se refere apenas a um lugar geográfico, o planeta terra, somente, mas também, o sistema de coisas e pessoas que constituem e controlam este planeta. Que não estão debaixo do governo de Deus. Tudo o que pertence a terra e suas condições atuais. Aquilo que atrai e satisfaz o homem natural e carnal. É este mundo que João está nos alertando para não amarmos (v.15). Deus ama pessoas, ama a todos, mas aqueles que vivem conforme o curso deste mundo, o seu amor não está nele. Um dia muitos de nós andávamos neste curso antes de conhecer à Deus (Efésios 2:2).
João continua dizendo que amar o mundo também significa satisfazer todas as suas concupiscências (v.16). Vejamos a definição de concupiscência: “é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres carnais. Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim concupiscens, que significa “o que tem um forte desejo”, que deriva da palavra concupera, que quer dizer “ter forte desejo”. Ela está presente no corpo, nos olhos, na soberba humana. É importante observar que o cristão está neste mundo, mas não é deste mundo, assim como Cristo não é deste mundo, Jesus disse para os seus discípulos: “Eles não são do mundo, como também Eu não sou” (João 17:16).
Continuando, no versículo 17, o autor fala que essa concupiscência é quem controla a vida do homem carnal e natural, e que tudo isso passa, o mundo e suas concupiscências. Mas agora em Cristo Jesus nos tornamos seres espirituais, e temos controle sobre a carne, pois ela não tem mais domínio sobre nós, pois podemos controlar-lhe os desejos.
E para finalizar, João diz em 4:4: “porque maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo”. Temos vitória sobre todas as coisas através de Cristo Jesus. Fazer a vontade de Deus é estar na contra mão deste mundo, mas nos sentimos satisfeitos de que estamos no centro da vontade de Deus.
Em Cristo,
Pr. Elson Souza
06/07/2020