“Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés.” (II Rs 18:6)
Neste versículo, observando o testemunho do rei Ezequias, devemos tomar três atitudes que vão nos aproximar de Deus:
1° Se apegar ao Senhor;
2° Não deixar de seguí-lo;
3° Obedecer aos seus mandamentos.
Essas três atitudes são bem simples e praticas. Você não acha? Talvez você diga não. Porém, não devemos ter vergonha de procurar o Senhor quando estivermos em apuros ou tribulações, pois Ele mesmo nos orienta a fazer isso:
“ invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Salmo 50:15).
Foi o caso deste rei Ezequias, ele se apegou ao Senhor em meio a sua enfermidade, e acabou alcançando o favor do Senhor:
“… Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos” (Isaías 38:5).
Mas que não nos apeguemos ao Senhor somente nestes momentos. Porque devemos também tomar a segunda e terceira atitude para fechar um ciclo. Ezequias tinha muitos exemplos negativos de seus antecessores, se fosse seguí-lo, mas ele determinou em seu coração servir ao Senhor por completo:
“Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” (Isaías 38:3).
Ezequias lograva êxito nos seus empreendimentos (II Rs18:7), não deixou ser subjugado pelos inimigos (II Rs 18:7), foi vitorioso nas batalhas (II Rs 18:8). Aqui não se esgota tudo sobre a vida de Ezequias, pois verifica-se que ele também teve seus momentos de fraquezas e falhas, como acontece conosco também. Seu filho Manassés não seguiu o exemplo positivo de seu pai e se tornou um dos reis mais cruéis que ocupou o trono do Reino Sul (Judá). No entanto, a responsabilidade de servir à Deus é individual de cada um de nós. Que possamos perseguir estas três atitudes para sermos bem sucedidos no nosso relacionamento com Deus. Nos apeguemos nEle, e não nas coisas e pessoas que nos afastam dEle.
Pr. Elson Souza
18/03/2020